domingo, 30 de maio de 2010

Vejam este filme sobre a biodiversidade e deixem os vossos comentários

aconselho a verem porque assim protegerão a natureza e muito mais coisas que tenham a ver sobre a biodiversidade

João Pereira escola d.João I nº19 6ºD

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Estuário do Tejo

trabalho realizado por:
Esmiraldo Sá e José Carlos Oliveira
27/05/2010

estuario do tejo



Texto elaborado por : Fábio prata jilene Coimbra

O estuário do maior rio português é uma das zonas húmidas mais importantes de Portugal e da Europa. É um verdadeiro paraíso para a observação de aves aquáticas e um dos locais mais procurados pelos observadores .
Especialidades:garça-vermelha, colhereiro, flamingo, ganso-bravo, pato-branco, águia-pesqueira, esmerilhão, frango-d'água, alfaiate, perdiz-do-mar, maçarico-bastardo, gaivina-de-bico-preto, gaivina-dos-pauis, cuco-rabilongo, coruja-do-nabal, noitibó da Europa, calhandra-real, petinha-ribeirinha, pisco-de-peito-azul, rouxinol-pequeno-dos-caniços, rouxinol-grande-dos-caniços, chapim-de-faces-pretas, pardal-francês, escrevedeira-dos-caniçosOutras espécies:mergulhão-pequeno, corvo-marinho-de-faces-brancas, garça-boieira, garça-branca-pequena,garça-real, marrequinha, pato-real, peneireiro-cinzento, milhafre-preto, tartaranhão-ruivo-dos-pauis, águia-d'asa-redonda, águia-calçada, peneireiro-vulgar, galinha-d'água, borrelho-grande-de-coleira, tarambola-dourada, tarambola-cinzenta, abibe, narceja-comum, maçarico-de-bico-direito,perna-vermelha-comum, perna-verde-comum, maçarico-bique-bique, maçarico-das-rochas,rola-do-mar, guincho-comum, gaivota-d'asa-escura, garajau-comum, pombo-torcaz, coruja-das-torres, mocho-galego, coruja-do-mato, guarda-rios, poupa, cotovia-de-poupa, laverca,andorinha-das-barreiras, andorinha-dáurica, petinha-dos-prados, alvéola-amarela, alvéola-branca, cartaxo-comum, chasco-cinzento, fuinha-dos-juncos, rouxinol-bravo, trepadeira-azul,trepadeira-comum, picanço-real, gralha-preta, estorninho-preto, bispo-de-coroa-amarela,escrevedeira-de-garganta-preta, trigueirãoRaridades:ganso-campestre, pato-ferrugíneo, codornizão

estuario do tejo


O estuário do maior rio português é uma das zonas húmidas mais importantes de Portugal e da Europa. É um verdadeiro paraíso para a observação de aves aquáticas e um dos locais mais procurados pelos observadores .É a zona húmida mais extensa do país com uma grande biodiversidade e variedade de habitats e uma das maiores extensões contínuas de sapal. Um dos factores que mais contribuem para o valor e importância desta reserva é a presença da a vida aquática migradora, que totaliza cerca de 194 espécies de ocorrência regular.Este ecossistema contribui decisivamente para a preservação de 14 espécies de aves. Na zona terrestre envolvente assinalam-se 35 espécies de mamíferos, como a lontra, 9 de répteis e 11 de anfíbios. No que diz respeito à flora pode destacar-se os caniçais, a morraça, a gramata e a salgadeira. A reserva compreende também as zonas de mouchões (da Póvoa, Alhandra e Lombo do Tejo), salinas e parte da lezíria adjacente, e nela foram demarcadas duas reservas integrais: Reserva Integral do Mouchão do Lombo do Tejo, que visa a protecção da nidificação de algumas espécies, e a Reserva Integral de Pancas, da qual faz parte a maior mancha de sapal do estuário que se desenvolve entre a foz do Rio Sorraia e Alcochete.




Trabalho realizado pela escola D.João do 6º ano Baixa da Banheira

a biodiversidade do estuario do tejo


O estuário do Tejo é uma das zonas consideradas mais importantes em toda a Europa. Sendo o habitat de muitas aves e peixes que não existem em mais nenhum sitio de Portugal .

Biodiversidade




Sabias quando é o dia da Biodiversidade?
É verdade, no dia 22 de Maio comemora-se o dia Mundial da Biodiversidade.

E tu sabes o que é a biodiversidade?
A biodiversidade é a diversidade de animais, plantas, microrganismos que existem na Terra e as inter-relações que estabelecem entre si.

E, como tu sabes, os animais, as plantas e os microrganismos vivem nas florestas, nos desertos, nos oceanos, nos pólos, nas zonas húmidas e estabelecem relações entre si.
Que relações perguntas tu?

Por exemplo, os insectos ao voarem de flor em flor transportam o pólen necessário para as plantas terem frutos e sementes. Em troca os insectos alimentam-se do néctar fabricado pelas flores.

Agora se te perguntar - qual o mais importante, um insecto ou um elefante? - tu já sabes responder… Um Insecto? Um Elefante?
Ambos são importantes. Não importa o tamanho, cada um no seu lugar equilibra a balança da vida. O elefante, por exemplo, ao deitar abaixo árvores e galhos, permite que os animais mais pequenos e que gostam de ramos e folhas acedam facilmente a estes alimentos.

E sabes quantos animais e plantas existem na Terra?

Existem muitos, muitos animais e muitas plantas na Terra. Imagina tu que só de formigas existem mais de 10.000 espécies. E se pensares em todos os insectos – libelinhas, gafanhotos, borboletas, moscas, percevejos, abelhas, vespas e formigas – na terra existem mais de 800 mil espécies.

Apesar de existirem muitos animais e plantas, muitos não foram protegidos a tempo e desapareceram da face da Terra. Como o dodó, uma ave não voadora, caçado pelo Homem e a que os porcos, os ratos e os macacos destruíram os seus ninhos. Agora já não existem dodós, estão extintos.

Trabalho realizado:

-Diogo Rafael

-Angela Sofia






Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.




Estuário do Tejo



















A Reserva Natural do Estuário do Tejo é uma Área protegida portuguesa.
O estuário do Rio do Tejo é um dos mais importantes da Europa. É um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e também para aves.
A Reserva Natural foi criada em 1976, nas margens do estuário desenvolve-se o sapal, cuja comunidade florística vive sob a influência das águas trazidas pela maré.
Inclui algumas zonas salgadas no Rio Tejo/Mar da Palha.




Realizado por alunos do 6ºD da escola D.João I da Baixa da Banheira

Estuário do Tejo



Existem várias espécies de aves e animais no “Estuário do Tejo”.
-Há muitos animais que vivem na agua, na terra, e no ar, aqui perto do Tejo.
-O principal impacto da perda da biodiversidade é a extinção das espécies que são irrecuperáveis.

-O homem e o principal responsável pela perda da biodiversidade. As espécies têm sido exterminadas de maneira muito rápida pela acção humana, com uma taxa de extermínio de 50 a 100 vezes superior aos índices de extinção por causa natural.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

terça-feira, 25 de maio de 2010




Pato Real


Estuario do tejo


ESTUARIO DO TEJO


Meninas interessadasno Estuário


Dia 18:D

Hooo putooo, Brutal, curti bue, adorei, dia 18 de maiooo, xiii que diaaa, aiii manoooooo!! LOOOOOL xDDDD Tcheeeeeeeee!!!!

Uma Beka no Tejo



Um passeio no Tejo e um dia a conhecer melhor o Estuário,muito fixe :)

Adorei a visita.

18 de maio 2010

Na minha opiniao acho que a visita ao centro de depuração das ostras foi bastante interessante.

No dia 18 de Maio


Fomos visitar a Antiga Estação de Depuração de Ostras do Tejo, no Rosário.

No dia 18 de Maio

Fomos visitar a Antiga Estação de Depuração de Ostras Do Tejo, no Rosario.
Na qual visita houve um aluno que tem um gemeo na turma, e aventurou-se a comer uma ostra
e correu-lhe mal a experiencia.

Estuário Do Tejo

Esta Imagem é antes da sua restauração.

Na visita que fiz ao Estuário do Tejo, fiquei a saber que nos anos 60/70, havia muitas ostras no local =O , por dia era colhido muitas toneladas de ostras que eram de seguida exportadas para a França e pelo País.
Só que agora ja nao existe nada devido á poluição quimica das fabricas que impossibilitou a continuação da sobrevivencia das ostras no local, agora já nao existe ostras, morreram todas

:/ ;(
Flávio Santos ( O Chefe ) 10ºP3

Visita ao posto de depuração de Ostras do Tejo

No Dia 18 Maio a minha turma 10º p3 foi visitar o Posto de Depuração de Ostras do Tejo.

Aprendemos batastante sobre as Ostras e os animais qua habitam no estuario.

Estivemos numa sala onde abrimos uma 0stra e um colega nosso comeu uma ostra... -.-' k nojo...

foi uma visita diferente. . . Mas foi divertido ^.^

Espero la voltar...














ESTUARIO DO TEJO

No dia 18 de Maio a nossa turma 10ºp3 da Escola Secundaria da Moita foi visitar o Posto de Deporaçao das Otras no Rosario.
E tambem estivemos a aver um PowerPoint e vimos os tangues entre outras coisas foi bom ter la ido gostei...

Plantação de Árvores.

Hoje dia 25 pelas 10 horas na Escola Secundária Da Moita, fizemos uma actividade que era plantar umas árvores, devido ao ano da Biodiversidade.

Passos:
1º escavamos até ter profundidade suficiente.
2º metemos estrume.
3º metemos terra.
4º plantamos árvore
5º tapamos com terra
6º regamos.

Estuário do Tejo

No passado dia 18 de Maio de 2010 , a nossa turma teve o prazer de visitar o Centro de Depuração das Ostras . Foi uma visita de estudo muito relevante na qual aprendemos bastante e ficamos a conehcer como funciona a lavagem e tudo mais sobre as ostras.
Gostamos bastante e agradecemos pela visita guiada e pelo carinho que nos ofereceram .
Mas claro o lanche que nos ofereceram também estava de bom agrado !

Até à próxima :)

Biodiversidade

Gostei da visita as ostras porque aprendi mais sobre o estuario do tejo, como e rico em biodiversidade.

O Projecto Bio-Local

O projecto Bio-Local, que se realiza pela segunda vez neste ano de 2010 — o Ano Internacional da Biodiversidade, é um projecto promovido pela Câmara Municipal da Moita, que agrega várias iniciativas de sensibilização para a Biodiversidade, realizadas a nível local.

Uma das suas vertentes pretende dar a conhecer a riqueza e a biodiversidade do Estuário do Tejo e conta com o apoio da Quercus- Núcleo Regional de Setúbal na sua organização.

Alunos da Escola Secundária da Moita e da EB 2,3 D. João I, da Baixa da Banheira, deslocaram-se a vários locais no Estuário do Tejo, na Reserva Natural e na sua envolvente, onde puderam observar a riqueza da sua fauna e algumas das actividades tradicionais ligadas ao Rio Tejo.

Este blogue pretende ser um testemunho do que viram, do que ficaram a conhecer e do que aprenderam.
E será construído integralmente pelos alunos.

Fazemos votos para que esta partilha de conhecimentos seja um incentivo para a protecção dos valores do Estuário do Tejo.

Pois, só se protege o que se ama e só se ama o que se conhece.

A Equipa do Bio-Local