quarta-feira, 9 de junho de 2010

BIODIVERSIDADE


Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.
Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.


}A Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitatividade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.
}A espécie humana depende da Biodiversidade para a sua sobrevivência.
}Não há uma definição consensual de Biodiversidade. Uma definição é: "medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas". Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas.
}Outra definição, mais desafiante, é "totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região". Esta definição unifica os três níveis tradicionais de diversidade entre seres vivos:
}diversidade genética - diversidade dos genes em uma espécie.
}diversidade de espécies - diversidade entre espécies.
}diversidade de ecossistemas - diversidade em um nível mais alto de organização, incluindo todos os níveis de variação desde o genético.

}A Reserva Natural do Estuário do Sado ocupa uma área total de 23.160 hectares, integrados nos concelhos de Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola e Palmela, tendo sido criada por meio do Decreto-Lei nº 430/80, de 1 de Outubro, devido à poluição que afecta o estuário do Sado e ao perigo de danificar o património natural de interesse botânico e faunístico existente. Está também classificada como Biótopo CORINE.
}É um local de nidificação, repouso ou invernagem para diversas aves como por exemplo cegonhas, flamingos e patos, e de desova, desenvolvimento e crescimento de vários peixes e do roaz-corvineiro.
}Hoje existe um moinho de água chamado Moinho de Maré da Mourisca que é um moinho de água, que graças a sua pequena porta de água faz rodar as pás e produz farinha, e com os fornos pão. Atualmente também acolhe festas de anos.
}É no estuário do Sado que se encontram os estaleiros navais da Mitrena (ex-Setnave) actual centro laboral da Lisnave.